terça-feira, 16 de junho de 2009

Sindrome de Down

Por: Linda Diniz

A Sindrome de Down é consequência de um acidente genético e nenhuma atitude tomada durante a gravidez, ou antes dela, poderia evitar o aparecimento da trissomia; não tem cura e nem é contagiosa. Somente através do exame cariótipo ( material das células do sangue ou de outros tecidos ) é que se pode confirmar a existencia de defeitos cromossomicos, a exemplos da trissomia do par 21, que caracteriza a Sindrome de Down.

Hoje a pessoa com Sindrome de Down pode ter um desenvolvimento bem proximo as pessoas sem a Sindrome, podendo desempenhar praticamente todas as atividadespossiveis. Muitos aprendem a ler e escrever, outros a tocar pianos a praticar esportes ou dedicam-se à arte, variando conforme suas potencialidades que devem ser aproveitadas ao maximo. Para que isso aconteça, apenas é preciso incentivar e impulsionar o desenvolvimento na família, na escola, nos espaços sociais e contar com o apoio de especialistas que possa acompanhar e orientar o processo ensino aprendizagem, uma relação delicada é importante e exige atenção especial, afetividade, carinho onde o aluno se sinta de fato querido para que assim a aprendizagem possa acontecer respeitando os limite do aluno.

Gostaria de dizer para as mães dessas crianças que trate seu filho com naturalidade; se tiver de dar bronca , dê; se quiser enchê-lo de beijos, encha; se precisar dar um tapinha, faça. Não tenha medo. A gente não encara os problemas? Não resolve? Então! Encare.

Outra coisa: não se anule, não se esqueça.

Viva! E o mais importante acredite no potencialdele! Não desista! Força, esperança, doação, otimismo, essa é a minha mensagem!

16 de junho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário