quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Professor Itinerante

PROFESSOR ITINERANTE
Por Mirtes Sanches

A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, no Brasil, tem assumido uma posição importante nos debates educacionais. Contudo, apesar dos avanços recentes em termos de legislação e diretrizes pró-inclusão, as experiências nessa direção ainda são pouco disseminadas. Dentre os muitos fatores que obstaculizam a concretização da inclusão escolar, diversos autores têm destacado a ausência, nos cursos de formação de professores, de conteúdos específicos sobre o processo de ensino e aprendizagem das pessoas com necessidades especiais
Neste sentido faz-se necessário uma breve reflexão sobre o ensino itinerante como suporte para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em rede regular de ensino, que tem o objetivo de prestar assessoria às escolas regulares que possuem alunos com necessidades especiais incluídos, tendo como atribuição a orientação, pesquisa e produção de materiais pedagógicos necessários ao trabalho com estes alunos. Podemos dizer que o ensino itinerante — composto, preferencialmente, por um professor especialista em Educação Especial — parece representar uma proposta educativa viável como suporte para a educação inclusiva, visto que nem todas escolas dispõem de professores especializados para o atendimento de alunos com diferentes tipos de necessidades especiais.
No primeiro semestre o Atendimento Educacional Especializado, contou com uma professora itinerante que num primeiro momento visitou as escolas, primeiramente para realizar um levantamento dos alunos com deficiência e com dificuldades de aprendizagem. Essas visitas ocorreram em momentos de aula, e nas horas atividades. Num segundo momento foi entregue material teórico como suporte para os professores, além de orientações verbais, pois são muitas as dúvidas.
No segundo semestre, a proposta desse trabalho é que o professor itinerante permaneça nas escolas para atender alguns alunos, aqueles que o corpo docente da escola julgar necessário. Para isso deverá ser realizadas visitas com o objetivo de fazer um levantamento e em seguida determinar o tempo de permanência, possível, visto que todas as escolas deverão ser atendidas. È importante ressaltar que para que esse trabalho alcance sucesso ele demanda de suporte como: transporte e material didático necessário. Outro ponto que merece atenção é o de priorizar as instituições que tem maior número de alunos precisando de apoio.
Devemos informar que o trabalho realizado no primeiro semestre trouxe alguns resultados positivos como por exemplo: identificar alunos que precisavam ser atendidos, esclarecer para os professores alguns pontos em termos legais, como a aprovação automática de alunos com deficiência mental, além da adequação curricular que é de suma importância para que esses consigam êxito. Além desses, o professor itinerante é o elo de ligação entre as escolas regulares e o Atendimento Educacional Especializado.
Diante do acima exposto, acreditamos que esse trabalho deva continuar, sobretudo com o devido suporte de que necessita.

4 comentários:

  1. Perfeitas colocações! Precisamos de maior atenção por parte do governo, escolas e professores em torno de nossos alunos com necessidades educacionais especiais, de olhares mais sensíveis e inquisidores às diversas necessidades destas pessoas, principalmente as crianças. Que este trabalho alcance seu objetivo e abra portas para novas iniciativas e sucesso nesta àrea!

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  2. MIRTES SANCHES GOSTARIA DE SABER COMO ME TORNAR UMA PROFESSORA ITINERANTE,SOU ESTUDANTE DE PEDAGOGIA ULTIMO SEMESTRE, OBRIGADA.

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  3. MIRTES SANCHES GOSTARIA DE SABER COMO ME TORNAR UMA PROFESSORA ITINERANTE,SOU ESTUDANTE DE PEDAGOGIA ULTIMO SEMESTRE, OBRIGADA.

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  4. Termine curso é faça uma pós em áreas específicas da educação especial. Pode ser Deficiência intelectual. DI, DV,TA, DF.DA.Depois faça cadastro na diretoria de ensino de sua regiao.

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